FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

01 de abril de 2019 - 14h às 17h

O QUE É E POR QUE PARTICIPAR?

   A Comissão Organizadora da Semana de Engenharia Civil, juntamente com o Centro Acadêmico da FEC,  está realizando a FIC - Feira de Iniciação Científica da Engenharia Civil. 

      A FIC é um evento no qual os alunos podem ver apresentações de diversos projetos de pesquisa, de variados temas, nos quais o desenvolvimento será realizado pelo aluno com o auxílio do professor. Dessa forma, o aluno tem a possibilidade de avaliar e pensar sobre quais áreas de pesquisa mais lhe atrai, conhecer os professores e poder tirar dúvidas presencialmente com os professores sobre os projetos.

   Muitas são as vantagens em se fazer uma Iniciação Científica, dentre elas:

        - Em um curso tão amplo, muitas vezes é difícil escolher a ênfase que mais nos identificamos, e assim as IC's nos ajudam a enxergar se determinada área realmente nos atrai.

        - Os alunos aprovados recebem uma bolsa (PIBIC, FAPESP, CNPq, dentre outras) como forma de incentivo e desenvolvimento à pesquisa de aproximadamente R$ 400,00.

             -  Os alunos entram em contato com outros pesquisadores da área, participando de congressos e criando novos vínculos com profissionais do ramo, contribuindo para pesquisas, resoluções de problemas, alternativas, tanto dentro como fora do mundo acadêmico. 

            - Possibilidade de começar seu TFC (Trabalho Final de Curso) a partir da IC, além do desenvolvimento pessoal e acadêmico, em que o conhecimento será mais prático, direcionado, com senso crítico, autonomia e com responsabilidade do aluno.

          Dessa forma, convidamos a todos os que tenham interesse, em participar conosco no evento, no dia 01 de abril de 2019, conhecer melhor e com detalhes antes de tomar uma decisão precipitada, no auditório da FEC, entre as 14h às 17h.

         Segue abaixo alguns temas e projetos dos professores em que conhecerão melhor no dia 01/04:

   

14h00

Profa. Dra. Carla Neves Costa 

A pesquisa consiste na análise de segurança contra incêndio das edificações, abrangendo Projeto Técnico e análise experimental, como ensaios físicos de corpos de prova de materiais em altas temperaturas.

Profa. Dra. Patricia Dalsoglio Garcia

O tema da Iniciação Científica é voltado para a área de hidráulica marítima e costeira, sobretudo para região da Ponta da Praia de Santos, cujo processo erosivo tem se acentuado consideravelmente nos últimos anos.

Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr

Os temas de Iniciação Científica são voltados à Inovação em Logística Urbana, com indicadores de desempenho e Start-Ups; Internet das Coisas (IoT), com análise de dados e Inteligência Artificial; Soluções de Logística Urbana e Modelagem de Transportes.

15h00

Prof. Dr. Paulo José Rocha de Albuquerque

Um dos projetos consiste na avaliação geo-mecânica da mistura solo e cinza volante em solo argiloso, com partes experimentais em laboratório para análise do solo com adição de compósitos.

Outro projeto visa a estudar o comportamento de fundações profundas submetidas à tração, com o uso de Softwares de elementos finitos. 

Prof .Dra Luana Mattos de Oliveira Cruz

Os projetos de pesquisa envolvem: o tratamento de esgoto para remoção de nutrientes, em especial o nitrogênio via processo anammox; e o aproveitamento da aga de chuva. 

Prof. Dr. Edson Aparecido Abdul Nour

A pesquisa será voltada ao tratamento de esgoto sanitário utilizando reator aeróbio com lodo granular.

16h00

Prof. Dr. Tiago Zenker Gireli

O tema da Iniciação Científica é Modelagem de Obras Costeiras.

Profa. Dra. Mariana Rodrigues Ribeiro dos Santos

O projeto de pesquisa se baseia na avaliação e análise de Impactos Ambientais e a proposição de infraestruturas verdes

Prof. Dr. Ricardo de Lima Isaac

A pesquisa é sobre a avaliação de desempenho entre carvão ativado em pó de origem vegetal e mineral na remoção de compostos orgânicos da água de abastecimento

Prof. Dr. Antonio Carlos Zuffo

A proposta de IC seria a de avaliar a viabilidade 
econômica dos dois trechos A1 e A2 da construção de um reservatório em Amparo e determinar qual seria a linha mais viável.